Ecocardiograma com Estresse físico

A ecocardiografia ou ecocardiograma sob estresse físico é um exame de ultrassom do coração que possibilita visualizar a contração do coração em repouso e após teste de esforço máximo, realizado em esteira ou bicicleta ergométrica.
Como é feito
Inicialmente, é realizado um ecocardiograma convencional em repouso. A seguir, é feito o esforço (bicicleta ou esteira) que é interrompido quando o indivíduo atinge o esforço máximo ou há indicação médica para a interrupção do mesmo. Imediatamente, realiza-se outro ecocardiograma no pico do esforço para se avaliar a contratilidade global e segmentar do músculo cardíaco.
O Ecocardiograma Sob Estresse Físico é uma modalidade de exame ecocardiográfico amplamente utilizada para investigação diagnóstica de isquemia miocárdica. Ao contrário e em vantagem em relação à Cintilografia e ao Eco Sob Estresse Farmacológico, permite avaliação mais fisiológica, correspondente à atividade física habitual do indivíduo. Limitações técnicas que diminuíam seu uso mais frequente foram suplantadas com o advento da bicicleta supina, que permite ao ecocardiografista obter imagens cardíacas de melhor qualidade e simultâneas ao exercício. Enquanto o paciente pedala em posição sentada, o médico monitora a imagem cardíaca e correlaciona o nível de esforço com parâmetros ecocardiográficos tanto de isquemia como de gradientes e disfunção valvar. É uma ótima opção para avaliação de dor ou dispneia relacionados ao esforço físico, não necessitando nem de punção venosa nem administração de drogas. Indicações
Em casos de suspeita de doença arterial coronária – obstruções das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo do coração.
Para avaliação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena ou mamária etc.) ou angioplastia coronária com ou sem colocação de stent.
Adicionalmente, o ecocardiograma sob estresse na bicicleta supina também pode ser utilizado para uma melhor avaliação de valvas cardíacas nativas ou próteses valvares.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *