O Covid-19 ocasiona infecções respiratórias leves e moderadas, podendo em alguns casos levar a óbito.
Quando o vírus entra em nosso corpo, por meio dos olhos, boca ou nariz, ele se liga as células da mucosa do fundo do nariz e da garganta, “sequestrando” e adentrando uma dessas célula, dando inicio a sua replicação.
Quando as cópias estão prontas, elas deixam a célula onde se originaram, destroem e começam a infectar outras células. Cada vírus pode criar entre 10 mil a 100 mil cópias, e quando isso ocorre o corpo detecta o agente invasor e produz uma resposta inflamatória para tentar combatê-lo. É por isso que começamos a sentir um pouco de dor de garganta e nariz “entupido”.
O vírus então entra nos tubos brônquicos, produzindo inflamação na mucosa desses tubos, causando irritação e acarretando a tosse.
Neste ponto, sentimos também febre, pois nosso organismo aumenta sua resposta inflamatória, consequentemente começamos nos sentir mal e a perder o apetite.
A situação pode piorar se o vírus sair do canal brônquico e atingir os pulmões, podendo causar inflamação (pneumonia). Se o corpo não recebe oxigênio suficiente, o paciente deve ser hospitalizado e pode precisar estar conectado a um respirador.
De acordo com um estudo recente publicado na Science, pessoas assintomáticas são responsáveis por dois terços das infecções . Deste modo ressaltamos a importância de ficar em casa, bem como cuidar da higienização das mãos e dos objetos.
Cuide de quem você ama. Todos juntos contra o Covid-19.